O personagem Ragnar Lothbrok, mostrado durante a série “Vikings”, é inspirado no líder viking Ragnar Lodbrok, citado pelo cronista dinamarquês Saxão Gramático. Acredita-se que ele tenha reinado na Suécia e Dinamarca entre os séculos VIII e IX.
+ Por que Ragnar Lothbrok não teve um funeral em ‘Vikings’?
Na série de TV adaptada pelo canal History, o pai de Bjorn Ironside foi representado como um camponês que viajou rumo ao desconhecido em busca de terras para o seu povo. Os criadores mostraram que Ragnar teve duas esposas durante a sua jornada na trama. No entanto, existem algumas diferenças em relação às sagas nórdicas.
As esposas de Ragnar Lothbrok na vida real
Apresentado por Saxão Gramático como sendo jarl do rei Horik, da Dinamarca, Ragnar Lodbrok se casou três vezes. Assim como na série, ele se casou com a escudeira Lagertha, apresentada no livro Feitos dos Danos como uma valquíria que teria lutado ao lado do exército de Ragnar.
O guerreiro também foi casado com Aslauga, adaptada na trama como “Aslaug”, responsável por vários de seus herdeiros como Ivar, o Sem-Ossos, e o próprio Bjorn Ironside, que, diferente da TV, era filho da rainha e não da escudeira.
As sagas contam que o apelido “calças peludas” foi dado a Ragnar devido às suas vestimentas, confeccionadas especialmente para que ele salvasse a princesa Tora Borgarhjort, com quem também foi casado.
“Segundo a Saga de Ragnar Lodbrok, as “calças felpudas” (lodbrok) de Ragnar Lodbrok eram umas calças de pele de lobo, fervidas em breu, confeccionadas para ele enfrentar e matar a serpente monstruosa e muito venenosa que guardava a princesa Tora Borgarhjort”.
Diferente do que foi mostrado em “Vikings”, Ragnar Lothbrok foi casado três vezes e fruto dessa relação nasceram vários sucessores. Alguns deles como Fridleif e duas meninas, filhos do guerreiro com Lagertha, também não foram mencionados.
Leia também: Vikings: Qual era a doença de Ragnar Lothbrok após o cerco de Paris?