Hvitserk tornou-se um grande guerreiro no campo de batalha. Ele também foi uma peça fundamental ao concluir a profecia feita pelo Vidente de Kattegat ainda no início de “Vikings” sobre a morte de Lagertha.
+ Atriz que interpretou Lady Aelswith em ‘The Last Kingdom’ aparece bem diferente no Instagram
Embora os produtores tenham se inspirado nas sagas nórdicas para criar vários elementos da história, alguns detalhes foram mudados devido à “licença poética”. Na 6ª temporada foi mostrado que Hvitserk se converteu ao cristianismo.
Antes disso, no entanto, ele chega a ser colocado em uma fogueira por Bjorn Ironside. Esse detalhe, na realidade, foi uma maneira de os produtores inserirem elementos que, segundo as sagas, teriam acontecido com o guerreiro.
O que aconteceu com Hvitserk após o fim de ‘Vikings’
Para responder a essa pergunta, é preciso buscar informações nas Crônicas Saxônicas e sagas nórdicas. Acredita-se que Hvitserk seja mencionado como Halfdan nas sagas, um dos herdeiros de Ragnar Lothbrok que teria se tornado comandante do Grande Exército Pagão.
Seu nome também é mencionado em batalhas envolvendo a Mércia, Nortúmbria e Ânglia Oriental. Após o seu irmão, Ivar, o Sem-Ossos, viajar para a Irlanda, Halfdan se tornou o principal comandante do exército.
Ele participou de incursões importantes como a de 870, quando liderou seus guerreiros durante uma invasão a Wessex. Após isso, ficou por um tempo no local esperando por reforços.
Existem poucas informações sobre a sua morte. No entanto, acredita-se que Halfdan (Hvitserk) e seus irmãos tenham sido derrotados em Trangford Lough. O guerreiro teria sido queimado vivo posteriormente, detalhe que foi mostrado na série com um contexto diferente.
Leia também: Não foi apenas a idade: Saiba por que o cabelo de Lagertha ficou branco em ‘Vikings’