Ragnar Lothbrok foi apresentado na série “Vikings” como um rei lendário que ganhou notoriedade graças às suas invasões bem-sucedidas em regiões da Europa, gravando seu nome nas sagas.
+ Travis Fimmel, o Ragnar de ‘Vikings’, aparece montando bar em trailer
Muito se discute em relação à sua existência. A história contida na Saga de Ragnar Lodbrok foi apresentada pelo cronista dinamarquês Saxão Gramático no século XIII.
Segundo a lenda, Ragnar foi um rei lendário que ganhou a alcunha “calças peludas” devido às vestimentas confeccionadas especialmente para que o herói viking enfrentasse uma enorme serpente responsável por guardar a princesa Tora Borgarhjort.
Segundo Saxão, ele teria sido jarl do rei Horik I da Dinamarca e se casou três vezes, sendo sua primeira esposa a skjaldmö Lagertha, a segunda Tora Borgarhjort, e finalmente Aslauga.
É dito que Ragnar teria sido parente do rei dinamarquês Godofredo e filho do rei sueco Sigurd Ring. A lenda apresenta variações em relação à sua morte. Na primeira, ele teria sido capturado por Ela da Nortúmbria e jogado em um poço de serpentes venenosas. Na segunda, ele teria morrido devido a uma combinação de cólera e ferimentos sofridos durante sua tentativa de invadir Paris.
Ragnar Lothbrok realmente existiu?
Segundo o historiador sueco Dick Harrison, Ragnar Lodbrok seria, na verdade, uma combinação de duas tradições e dois nomes, podendo ser considerado uma criação erudita.
A antiquária inglesa Hilda Ellis Davidson também teceu um comentário ao livro “Feito dos Danos”, de Saxão Gramático, afirmando que o personagem é, na realidade, uma tentativa de consolidar eventos e histórias confusas e contraditórias. Muitos atributos atribuídos a Ragnar podem pertencer a outras figuras, como o Rei Reginfrido, o Rei Horik I, o Reginhero que atacou Paris na metade do século IX, Rognualdo dos Anais irlandeses, o pai dos líderes vikings que invadiram a Inglaterra com o Grande Exército Pagão em 865, e por fim, um rei que governava parte da Dinamarca e entrou em conflito com Haroldo Klak.
Se Ragnar Lodbrok realmente existiu ou não, seu nome continua a ser difundido e citado com reverência nas sagas como um homem corajoso que deixou sua marca no passado.
Leia também: Vikings: Teoria mostra quanto tempo se passou do início ao fim da série