O ator Ramón Esteban Gómez Valdés y Castillo, conhecido popularmente como Ramón Valdés, ganhou bastante notoriedade ao interpretar o papel do personagem Seu Madruga no seriado mexicano “El Chavo del Ocho”, chamado no Brasil apenas de “Chaves”.
Ele iniciou sua carreira na chamada “Era de Ouro do Cinema Mexicano” ao lado dos irmãos Manuel “El Loco” Valdés e Germán Valdés Tin Tán. Apareceu inicialmente em papéis menores, trabalhando em mais de 50 filmes ao longo de sua carreira, como “Calabacitas tiernas” (1949), “El rey del barrio” (1950), “Soy Charro de Levita” (1949) e muitos outros.
Mas foi após o convite de Roberto Gómez Bolaños que Ramón viu sua carreira deslanchar. Chespirito, como era conhecido Roberto, o chamou para integrar o elenco de “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada”, que posteriormente passou a se chamar “Programa Chespirito”.
Também trabalhou em “Chapolin Colorado” antes de estrear “Chaves” na pele do Seu Madruga, um pai viúvo que, após o falecimento da esposa, precisou cuidar da filha sozinho. Durante a trama, o personagem sempre é visto fazendo “bicos” para se sustentar, mas nunca tem dinheiro suficiente para pagar o aluguel ao Senhor Barriga.
Filha de Ramón Valdés compartilha a última foto do pai
Infelizmente, o ator de “Chaves” morreu em 9 de agosto de 1988, aos 63 anos, após luta contra o câncer. Sua filha, Carmen Valdés, compartilhou no Instagram a última imagem do pai antes de sua internação no hospital onde veio a óbito.
“Meu querido pai no aeroporto de Lima, Peru, em 1988, foi o último país onde esteve. Lá, ele ficou muito mal, de fato, ao ponto de segurar o braço do meu tio Toño e de outro senhor. Meu pai voltou ao México e, depois de alguns meses, cercado por todos nós, faleceu tristemente. Sinto tanto a sua falta, papai”, detalhou Carmen na legenda.